Artigo publicado na revista Critical Criminology

29/04/2021 12:35

No dia 24 de abril de 2021, foi publicado na revista Critical Criminology o artigo intitulado “David Whyte: Ecocide: Kill the Corporation Before It Kills Us”, escrito pela professora Marília de Nardin Budó.

Critical Criminology é a revista oficial da Divisão de Criminologia Crítica da American Society of Criminology (ASC) e aborda a justiça social, política e econômica a partir de perspectivas alternativas, conforme descrito em seu site.

O artigo da professora Marília de Nardin Budó é um book review do livro “Ecocide: Kill the Corporation Before it Kills Us” do autor anglo-irlandês David Whyte, que faz uma análise crítica das corporações e de seus impactos no meio ambiente.

Para acessar a publicação, clique aqui.

Projeto “Memória, luto e luta em tempos de pandemia” recebe bolsa de extensão

29/04/2021 12:34

O projeto de extensão “Memória, luto e luta em tempos de pandemia: estratégias culturais para afirmação da vida diante da gestão da morte nas prisões” é coordenado pela professora Marília de Nardin Budó e tem por objetivo construir um memorial dos óbitos por Covid-19 de apenados que se encontravam em situação de prisão preventiva.

Originado de um projeto mais amplo – o “Infovírus: prisões e pandemia”, busca contribuir para evitar o esquecimento do horror vivenciado nas prisões neste período, tornando-o público, acessível e, propiciando, assim, a construção de memória e vivência do luto.

O projeto foi inscrito no Edital 001/2021, a fim de obter Bolsa de Extensão vinculada às Ações de Arte e Cultura (BEAC). Após avaliação, conforme divulgado pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), fomos contemplados com uma Bolsa de Extensão para a realização do projeto.

Podcast Legítima Defesa divulga novo episódio sobre Criminologia Verde e Ecocídio

29/04/2021 08:56

Se eu lhe perguntasse hoje quais são os crimes que lhe dão mais medo, você provavelmente me diria que tem medo de sofrer um assalto numa zona tida como perigosa, que tem medo de ser sequestrado(a), ser assassinado(a). Mesmo que você nunca tenha vivenciado experiências como essas, certamente, essas hipóteses te despertam certo medo. Afinal, são situações que compõem o imaginário social quando se pensa em possíveis ameaças à nossa segurança.

Mas, e se a gente te disser que existem outras condutas praticadas diariamente que, apesar de serem capazes de matar uma quantidade muito grande de pessoas e reduzir de forma drástica a população humana do planeta, não fazem parte de nossos medos cotidianos?

Esse risco, cada vez mais presente, da ocorrência de um verdadeiro Ecocídio no planeta, levando à morte de populações inteiras e à extinção de um número considerável de espécies animais e vegetais, é o tema do nosso episódio de hoje. Em tempos de cúpula virtual do clima em que acumulam-se as manchetes negativas sobre os problemas ambientais do Brasil.

Falaremos sobre: quais são as atividades que provocam esses riscos? Quais são os problemas que o meio ambiente vem enfrentando, especialmente nos últimos anos, e como a natureza se manifesta em relação aos maus tratos recebidos? E, principalmente, qual é a contribuição da Criminologia, quando se pensa na temática ambiental?

Todas essas são algumas das perguntas que tentaremos responder neste episódio. Então pega seu café e vem conversar com a gente.

O episódio está disponível na plataforma Spotify e Soundcloud; e é produzido de forma voluntária pelo Grupo de Pesquisa Poder, Controle e Dano Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vem com a gente!!!

Acesse através do link ou escute no player abaixo:

Tags: podcast