No dia 12/07/2021 ocorreu a primeira reunião do grupo de estudos Criminologia Crítica Vera Andrade em conjunto com o grupo Poder, Controle e Dano Social.
A reunião de abertura dos estudos do semestre contou com a presença da Criminóloga Vera Regina Pereira de Andrade, que deu origem ao nome do grupo e é um dos maiores nomes da criminologia da América Latina.
Duas das leituras selecionadas para o encontro foram de sua autoria, “Restorative justice and criminal justice: limits and possibilities for Brazil and Latin America” e “Uma introdução à Justiça Restaurativa pela lente da complexidade: um caminho que se faz ao andar”.
Ao longo de sua fala, Vera introduziu a temática, contextualizou-a historicamente, bem como dentro da criminologia crítica, e aprofundou alguns conceitos centrais para se pensar em Justiça Restaurativa.
Você lembra de “Carminha”, a personagem vivida por Adriana Esteves na novela “Avenida Brasil”? Lembra que queríamos que a personagem pagasse pelos seus crimes atrás das grades?
Este sentimento de “vingança”, através de uma pena, é bastante comum quando pensamos em quem comete um crime. E quando pensamos o que seria esta pena, imediatamente somos levados a pensar em: prisão. É sobre este tema que trata o presente episódio.
Este programa será o primeiro de dois, onde falaremos sobre como se formou o sistema prisional moderno; Como as penas foram se modificando até chegar à ideia do estabelecimento prisional; Que interesses estavam presentes quando se construiu a noção de que retirar a liberdade de uma pessoa condenada por um crime é uma pena.
Todas essas questões tentaremos responder neste episódio. Então pega seu café e vem conversar com a gente!
Acesse através do link ou escute no player abaixo:
Os encontros do grupo de estudos Poder Controle e Dano Social neste semestre estão ocorrendo em conjunto com o grupo de estudos Criminologia Crítica Vera Andrade.
No dia 12/07/2021 foram retomados os encontros do grupo de estudos em Criminologia crítica. O tema do semestre é “Justiça Restaurativa, Justiça de Transição e Abolicionismo Penal”.
Os encontros ocorrem às 17h nas datas 12/07/2021, 10/08/2021, 14/09/2021, 09/11/2021, encerrando no dia 14/12/2021, pelo Google Meet. As leituras de cada encontro e demais informações estão disponibilizadas no link.
O episódio intitulado “O que é Interseccionalidade?” foi elaborado como atividade avaliativa da disciplina Sistema de Justiça Penal e Operadores do direito do curso de Direito da UFSC por Carolina Piazza, Márcia Almeida, Tayane Teixeira e Vitória Pinheiro, sob a supervisão da Professora Doutora Marília de Nardin Budó.
No episódio, trataremos sobre o Sistema de Justiça Criminal e suas leituras interseccionais, que abrangem de forma crítica questões como raça, classe e gênero.
Para saber mais sobre o tema acesse através do link ou escute no player abaixo: