Relatórios do Infovírus são divulgados pela Agecom/UFSC

25/01/2022 17:06

Na segunda-feira, 24/01/2022, a Agecom/UFSC divulgou os relatórios publicados pelo Infovírus, que denunciam o descaso do Poder Público em relação ao cenário caótico das prisões brasileiras diante da pandemia de COVID-19, em uma reportagem que você pode conferir aqui.

Para além das falhas encontradas em dados oficiais relativos à pandemia no cárcere, destacadas no estudo ‘De Olho no Depen: Análise de Informações de Estado sobre Covid-19 nas prisões‘, no relatório ‘Política de morte: registros e denúncias sobre Covid-19 no sistema penitenciário brasileiro‘ são expostas as ausências que marcam o contexto das prisões brasileiras: falta de estrutura mínima para a prevenção da Covid-19, subnotificação e invisibilização.

Estudos realizados pelo Infovírus são publicados

10/01/2022 16:47

No dia 07 de dezembro de 2021 foi publicado o relatório ‘De Olho no Depen: Análise de Informações de Estado sobre Covid-19 nas prisões’, que revela as falhas encontradas em dados oficiais relativos à pandemia de coronavírus nas prisões brasileiras. O estudo, realizado pelo Infovírus, mostra que não é possível saber, a partir de dados oficiais do Estado, quais foram os reais números de mortes por Covid-19 intramuros.

Também na mesma data foi lançado o relatório ‘Política de morte: registros e denúncias sobre Covid-19 no sistema penitenciário brasileiro’, que mostra o resultado do monitoramento realizado pelo Infovírus sobre o impacto da pandemia no cárcere. Nesta publicação, são expostas as ausências que marcam o contexto das prisões brasileiras: falta de estrutura mínima para a prevenção da Covid-19, subnotificação e invisibilização. 

O Infovírus é um observatório sobre a COVID-19 nas prisões que lida com informações, verificações e contraposições acerca da pandemia no sistema penitenciário brasileiro.

Ademais, destaca-se que ambos os relatórios foram feitos com apoio da Rede Justiça Criminal, Open Society Foundations, Fundo Brasil, Instituto de Estudos da Religião (Iser) e Justa.